Crash Bandicoot, ou simplesmente Crash, é um personagem fictício de videogame que conquistou o coração de muitos jogadores pelo mundo. Ele é um marsupial, personagem principal do jogo Crash Bandicoot, desenvolvido em 1996 pela Naughty Dog para a PlayStation.

A história do Crash começa em 1994, quando um grupo de desenvolvedores da Naughty Dog, liderado por Andy Gavin e Jason Rubin, decidiu criar um jogo de plataforma que pudesse rivalizar com os já conhecidos Super Mario Bros. e Sonic the Hedgehog. Nascia assim o primeiro jogo, Crash Bandicoot, que se tornou um grande sucesso e deu origem a uma série de jogos até hoje muito amada pelo público.

A partir daí, foram desenvolvidas diversas sequelas, cada uma delas com história única. Em todas as histórias, o objetivo do jogador era sempre o mesmo: salvar Crash e seus amigos da malvada cientista Neo Cortex e sua horda de animais mutantes. O jogo se tornou tão popular que em 2017 ganhou um remake para as plataformas PlayStation 4, Xbox One e PC.

A personalidade de Crash é um de seus maiores trunfos. Ele é alegre, brincalhão, corajoso e sempre pronto para enfrentar qualquer desafio que surja em seu caminho. Seu estilo de jogo, repleto de corridas, saltos e quebra-cabeças, cativa jogadores de todas as idades.

O sucesso de Crash Bandicoot não se restringe apenas ao mundo dos videogames. Desde seu lançamento, ele se tornou um ícone da cultura pop, aparecendo em brinquedos, camisetas, desenhos animados e até em filmes. Sua imagem também é muito utilizada em memes e outras manifestações na internet.

O legado de Crash não se restringe apenas aos jogos que carregam seu nome, mas também aos diversos títulos derivados, como Crash Team Racing e Crash Bash, que, assim como o jogo principal, foram um sucesso absoluto. Em 2020, Crash voltou aos holofotes com o lançamento do jogo Crash Bandicoot 4: It's About Time, que trouxe de volta a jogabilidade clássica de plataforma que tanto cativa os jogadores.

Em suma, Crash é um personagem que tem o poder de unir gerações de jogadores, independentemente de idade, língua ou país. Ele sempre será um dos maiores símbolos não só do mundo dos videogames, mas da cultura pop como um todo.